Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Uma Macaca na Cidade (38)

Vida de encarregada de educação – A rentrée

 

A 12 de setembro de 2016 – isto é, há precisamente um ano – escrevia este post:

 

"school is the path, not the point"

nisto de sermos pais não há certezas absolutas. educar é um equilíbrio frágil, em que as decisões que tomamos nunca são validadas a cem por cento e não há como saber como teria sido se tivéssemos optado por outros caminhos. a par desta pressão invisível mas constante, há a pressão bem tangível da sociedade, do "porque é assim...", do "se fosse comigo...", do "a filha da vizinha isto e aquilo...", que se agudiza em determinadas alturas da vida. é o caso da entrada para a escola primária (que hoje se designa por ensino básico) para as crianças nascidas entre 15 de setembro e 31 de janeiro. é o caso do meu filho. faz seis anos em dezembro, logo, é vaga condicionada. inscrevi-o na escola pública para o 1º ano. não entrou. a escola decidiu por nós. mas decidiu na nossa direção. sei que cognitivamente está preparado. já lê algumas coisas. adora letras, mapas e bandeiras. é enorme em tamanho (ontem o pai, ainda a duvidar um pouco da nossa decisão, dizia em tom de brincadeira: "ele vai entrar na escola primária com 1,60m e 63kg!"). mas também sei que é muito imaturo emocionalmente. e que num ano muita coisa muda. acho sinceramente que há uma pressa desmesurada em crescer, em fazer coisas de adulto. já para não falar da obsessão em torno do aproveitamento escolar. estou realmente cansada dessa pressão... "já conta até quantos?", "ainda não anda na natação?", "quando vais pô-lo na catequese?", "não estás a protegê-lo em demasia?"... confesso que hoje, ao ver no mural de Facebook muitos filhos de amigos e conhecidos do ano do Manel a iniciarem o 1º ano do ensino básico, me deu um apertozinho no coração. será que tomámos a decisão certa? acredito que sim, porque o caminho vai-se caminhando... e o coração também se me aperta de cada vez que olho para o meu filho, porque gostava que não se sentisse pressionado para crescer à bruta, e porque quero aproveitar cada bocadinho e sinto o tempo a escorrer-me pelos dedos...

 

 

Doze meses volvidos, não mudava uma vírgula ao que disse… Continuo a pensar exatamente da mesma forma! E mais, não me arrependo em nada da decisão tomada.

 

O Manel entra hoje para o primeiro ano do primeiro ciclo com uma bagagem extraordinariamente rica e positiva. Ainda bem que é uma “bagagem” emocional, porque não haveria mochila escolar, nem coluna vertebral que aguentasse tamanho peso! É que na “mochila” do primeiro ano, o Manel leva as (novas) amizades verdadeiramente estruturais que o ano de pré-escolar na escola pública lhe trouxe; guarda a calma e tolerância que tanto a educadora como a auxiliar do ano passado souberam plantar e fazer florescer nele; leva com tímido orgulho a sua autoaprendizagem ao nível da leitura... Na mochila do Manel há, contudo, espaço para novas aprendizagens, doses generosas de brincadeira, resmas de camaradagem, carradas de vontade de crescer e uns bons quilos de curiosidade.

 

Como mãe de primeira viagem nesta incursão pela vida de encarregada de educação, tenho as emoções à flor da pele: entusiasmo, excitação, nostalgia… Tudo ao mesmo tempo! Como qualquer mãe, o meu principal desejo é que o Manel seja feliz. Feliz na sua individualidade, feliz em comunidade. Feliz no local onde vai passar mais tempo da sua vida, a partir de agora. Acredito que tem tudo para sê-lo!

 

Conselhos para esta encarregada de educação ser feliz neste caminho e ser capaz de ajudar a fazer o seu filho feliz são bem-vindos. 😁

 

Deixo aqui alguns links interessantes a propósito:

 

Regresso às aulas: seis coisas que os pais devem saber. AQUI 

 

Como fazer com que as crianças falem do seu dia-a-dia na escola. AQUI 

 

Como pôr as crianças a falar ao jantar. AQUI 

 

 

roupa-para-bebs-na-fantasia-de-macaco-g-18919-MLB2

 

3 comentários

Comentar post

A Blogger

Sigam a Rapariga

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D