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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (70)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

A Uva e o seu valor nutricional

 

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Para muitas pessoas a uva é a sua fruta preferida. Há quem prefira a branca mas outros gostam mais da preta! A uva oferece muitos benefícios para a saúde, mas deve ser consumida com moderação, devido ao seu valor calórico. 

 

A uva apresenta cerca de 72 a 77Kcal por 100g e 18g de glícidos (vulgarmente chamados de “açucares”). É rica em vitaminas (B6 e ácido fólico), minerais (como o potássio, magnésio, fósforo e cálcio), fibra e antioxidantes (resveratrol e flavonóides). Alguns nutrientes variam consoante o tipo de uva, se branca ou preta. A abundância destes nutrientes fazem dela um concentrado de energia e antioxidantes que melhora o processo de envelhecimento e as doenças degenerativas, a saúde arterial, o colesterol e diminui o risco de cancro. 

 

Alguns estudos já comprovaram a ação dos componentes da uva para a proteção do fígado e do coração, redução da pressão arterial, melhoria na capacidade cognitiva, sistema nervoso central e proteção contra os radicais livres, prevenindo doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

 

Os benefícios também se estendem  para o vinho. O consumo moderado da bebida (100 a 200ml/dia – 1 copo), especialmente o vinho tinto, faz bem ao sistema cardiovascular. As uvas amadurecem segundo as suas variedades e zonas de cultivo mas, normalmente, apanham-se nos meses de Outono, sendo geralmente setembro considerado o mês das vindimas. 

 

 

Cumprimentos saudáveis,

Liliana Janicas

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