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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (69)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

Retenção de Líquidos

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Este é um problema comum para muitas mulheres, sentem-se “inchadas” principalmente ao final do dia. Referem que bebem água mas não eliminam. Geralmente piora no Verão, devido ao calor, mas pode estar associada a outros problemas de saúde ou a algumas doenças.

 

Geralmente há um desequilíbrio no organismo e uma das formas que ele tem de reagir é acumular água em certas zonas — daí que a retenção seja frequente nas mulheres no período pré-menstrual. Os líquidos acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando edema, sensação de pernas pesadas, desconforto e por vezes um ligeiro aumento de peso (cerca de 1 a 2 Kg).

 

Existem várias situações que podem causar retenção de líquidos, como por exemplo: as alterações hormonais, a genética, a falta de exercício, a pouca ingestão de líquidos ou a nossa alimentação, principalmente o consumo elevado de sal, uma vez que este dificulta a eliminação da água do organismo.

 

Mas segundo alguns estudos há mais fatores na origem da retenção, e podem ser coisas simples como: roupa demasiado apertada, ficar muito tempo sentada ou em pé, stress, ansiedade, temperaturas muito elevadas, pressão atmosférica (andar de avião). Existem situações mais preocupantes e que devem ser avaliadas pelo médico, pois a retenção de líquidos é um sintoma de outro problema como por exemplo o hipotiroidismo, insuficiência renal, cardíaca ou problemas circulatórios.

 

Como identificar a retenção de líquidos?

Em muitos casos há um teste fácil de fazer em casa e que ajuda a perceber a olho nu se sofre, ou não, deste problema. Geralmente, a maioria das mulheres consegue perceber os sinais do “inchaço” em zonas mais suscetíveis, como as pernas. Se comprimir ou apertar de forma contínua a pele das pernas e, quando soltar o dedo, ficar marcado, doer ou a pele demorar algum tempo a voltar ao normal, é porque está a reter líquidos nessa zona. 

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O que fazer para melhorar a retenção de líquidos?

Apesar de parecer um paradoxo, ingerir líquidos, vai ajudar o corpo a eliminar de forma mais eficaz as toxinas acumuladas, melhorando assim a retenção.

  • Beber muita água, infusões e chás ao longo do dia (deve beber diariamente 1,5L a 2L água/dia).
  • Consumir  muitos vegetais, saladas e legumes, leguminosas, frutos secos e fruta (pois são alimentos ricos em água, vitaminas, minerais (como o potássio) e antioxidantes.
  • Praticar atividade física com frequência, ser mais ativo e evitar o sedentarismo, pode ser uma caminhada de 45min- 3/ semana.
  • Drenagens linfáticas, drenantes e chás diuréticos podem ajudar quem tem dificuldade em eliminar os líquidos do organismo. A cavalinha e dente de leão têm propriedades diuréticas, mas devem ser utilizados sempre com moderação! Sempre que tomar um drenante procure aconselhamento de um Profissional de Saúde para garantir que pode tomar aquele suplemento alimentar, lembre-se sempre que apesar de ser composto por plantas não são indicados para todas as pessoas,  principalmente se tiver outras doenças!
  • Diminuir drasticamente o consumo de sal. Segundo a OMS, o máximo de sal que devemos consumir por dia ronda os 5g, apesar de haver estudos que referem consumos de 10 a 12 gramas.
  • Evite charcutaria e alguns queijos,  alimentos pré-preparados e fast food. Lembre-se que muito do sal que consumimos está escondido nestes alimentos.
  • Mantenha um peso saudável e emagreça se tem excesso de peso.

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Cumprimentos saudáveis,

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 Liliana Janicas

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