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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (68)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Dicas para recuperar dos excessos 

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As férias já terminaram, houve festas, jantares, eventos, alguns gelados, bola de berlim na praia e doces em excesso?

 

A balança acusa mais peso e a roupa está mais justa?

 

E agora, como vai resolver esta situação?

 

O importante é começar a agir, o que está feito, está feito. Mas, quanto mais depressa agir melhor serão os resultados, ok?

 

Comece por ir às compras e “encher” o frigorífico e a despensa com alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, minerais, fibra e proteína. E evite os alimentos mais calóricos, ricos em açúcar e gordura e menos saudáveis.

 

Comece já....

  1. Beba 1,5 -2L água/ dia
  2. Faça entre 4 a 6 refeições/ dia, de modo a evitar sentir muita fome às refeições.
  3. Sopa de vegetais, sem batata, arroz e massa. Pode comer sopa antes do prato principal ao almoço e ao jantar. E, por exemplo: pode fazer 2 jantares de sopa de legumes com ovos mexidos na semana.
  4. Salada e legumes, abuse! Acompanhe o prato principal com muita salada ou legumes, ex: frango assado com salada mista, dourada grelhada com brócolos, salada de atum, ovo, camarão, alface, tomate e pepino.
  5. 2 a 3 frutas/dia, no intervalo, pode juntar ao iogurte, gelatina, queijo light.
  6. Frutos secos, 2 a 3 nozes, 6 amêndoas ou 8 avelãs/ dia.
  7. Iogurtes naturais ou magros com gelatina e 1 c. sopa de sementes por dia, pode variar entre chia/linhaça/canhamo/ girassol.
  8. Prefira cozidos, grelhados, ao vapor, estufados, assados e salteados com azeite.
  9. Evite os fritos, guisados, doces, bolos e guloseimas.
  10. Faça uma alimentação variada e diversificada!

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Volte ao trabalho e à rotina, crie novos hábitos alimentares mais saudáveis e sinta-se feliz e bem consigo próprio! Lembre-se que o nosso corpo e a nossa saúde dependem dos nossos hábitos, dos nossos cuidados e da nossa alimentação! Se não está satisfeito e quer mudar, comece por melhorar pequenos hábitos e a maneira como olha para os alimentos!

 

Cumprimentos saudáveis,

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 Liliana Janicas

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