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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (66)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

7 Dicas Para Emagrecer

 Se quer realmente emagrecer e se quer melhorar ou prevenir algumas doenças seja racional e coma com calma e consciência! Um dos problema de hoje em dia é o stress, aliado à “falta de tempo” o que nos leva a comer qualquer coisa rápida, algo que nos “mate” a fome mas que como sabemos nem sempre é a melhor opção!

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Apesar de todos sabermos dicas importantes que ajudam a emagrecer, muitas vezes não estão a ser colocadas em prática e há casos em que as pessoas estão a ter cuidado com a alimentação mas não estão a fazer as escolhas certas ou as quantidades certas! Sempre que possível procure ajuda de uma Nutricionista que elabore o seu plano alimentar!

 

 

1. Siga uma alimentação saudável - Pense sempre a médio e longo prazo, no inicio pode até fazer um plano alimentar um pouco mais restrito, mas algo provisório, só para o ajudar a ver mais resultados. Será fundamental fazer uma alimentação saudável para emagrecer com saúde e manter o peso no futuro! Prefira alimentos integrais e ricos em fibra solúveis e insolúveis – como aveia, pão integral, arroz integral, quinoa, linhaça, chia, leguminosas, fruta e vegetais. Pois, além de serem mais nutritivos, vão facilitar o funcionamento do intestino e aumentar a saciedade, levando à redução do consumo calórico. São excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, importantes para manter o metabolismo ativo, aumentar a produção de energia e facilitar a perda de peso. Boas fontes proteína, como o peixe, carnes brancas, ovos, queijo fresco e iogurtes são importantes para a manutenção da massa muscular e para proporcionar maior saciedade, evitando o alto consumo calórico.

2. Evite estar muitas horas sem comer - Tente comer de três em três horas pois ajuda a manter o metabolismo mais ativo e a controlar melhor as suas refeições. Algumas pessoas têm dificuldade em seguir esta orientação, seja porque acabam se esquecendo, por falta de tempo ou até porque não sentem fome nesse período relativamente curto. 

3. Beba bastante águaA água tem inúmeras funções no organismo e é fundamental para emagrecer, pode ler o post—beba água. Começar e terminar o dia com a ingestão de um copo de água é uma excelente opção! Ao longo do dia, se for preciso, pode colocar lembretes no telemóvel com o aviso para beber água! Para muitas pessoas funciona bem 2 a 3 garrafas de 0,5L de água em vez da garrafa de 1,5L pois torna-se mais fácil beber esta quantidade de água! Não espere que tenha sede, crie o hábito!

4. Evite alimentos com alto índice glicêmico e pobres em nutrientes, fritos, guisados e alimentos processados. - Para seguir uma alimentação saudável  deve “fugir” destes alimentos, evite pão branco, doces e açúcares em geral! Quando quer emagrecer evite todos os alimentos mais calóricos e menos saudáveis, tais como os salgados, fritos, queijos amarelos, charcutaria e  sal em excesso.

5. Evite beber sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas - Os sumos e refrigerantes são ricos em açúcar e não são saudáveis. E, não se esqueça que o álcool tem bastantes calorias, o que nesta fase também é desaconselhado para quem quer emagrecer! Para manter o peso pode beber 1 copo de vinho tinto/dia!

6. Faça exercício físico - Ir para o ginásio é uma ótima ajuda para emagrecer, além dos benefícios de exercício físico para a saúde e bem estar. Por exemplo, um circuito bem elaborado chega a ter um gasto energético de 300 a 500Kcal por hora, se conseguir fazer 3 vezes na semana. E, nas aulas de luta, como o Body Combat, a perda é de 400 a 600 calorias por hora. Atualmente, com a correria do dia a dia, muitas pessoas referem que têm pouco tempo para praticar desporto, então a caminhada de 30 a 60 minutos, 3 vezes na semana pode ser uma ajuda preciosa.

7. Mantenha o foco nos resultados e benefícios da perda de peso - Como já mencionei um plano de emagrecimento exige dedicação e foco. Se, durante o processo, por um motivo ou outro, você tiver vontade de desistir, afaste todo o pensamento negativo! Tente manter o foco nos benefícios que a perda de peso proporcionará: além de melhorar sua autoestima, o emagrecimento trará mais saúde e bem-estar, além de diminuir a probabilidade de Diabetes, HTA e doença cardiovascular.

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Enfim, não faltam bons motivos para você aderir a uma plano alimentar saudável! E sempre que possível procure ajuda de um Profissional!

 

Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

 

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