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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (65)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

 Dicas Para Ganhar Peso de Maneira Saudável

 

Apesar da maioria dos utentes procurar as consultas de nutrição com o objetivo de emagrecer, também existem algumas pessoas que procuram com o objetivo de aumentar de peso, e/ ou para melhorar algumas patologias já existentes. Se emagrecer nem sempre e fácil, aumentar o peso de maneira saudável, muitas vezes é mais complicado, especialmente quando pratica exercício físico.

 

Existem algumas pessoas que têm muita dificuldade em aumentar de peso e, consequentemente, massa muscular. Além da atividade física, é essencial que a alimentação seja equilibrada e variada. Engordar saudavelmente faz toda diferença.

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Aqui ficam 5 dicas para ganhar peso:

 

 

  • Faça 5 a 6 Refeições/ dia: para conseguir alcançar o seu objetivo, é essencial fazer mais refeições por dia. Geralmente, no inicio é natural que não tenha muita fome, mas, seu apetite vai aumentar com o decorrer dos dias. Prefira alimentos naturais, mas coma “boas” refeições.

 

  • Aumente a ingestão calórica: se está ou sempre foi muito magro, avalie sua alimentação e aumente a ingestão de alimentos entre 300 a 500 calorias/ dia. É importante que não faça isso numa única refeição, mas que dividida esse aporte calórico ao longo do seu dia. Enriqueça as suas refeições, pode adicionar frutos secos quer aos lanches quer ao almoço e jantar.

 

  • Bebidas/Suplementos/batidos ou papas: se sabe que tem dificuldade em aumentar os números na balança, é muitas vezes benéfico utilizar bebidas e suplementos hipercalóricos e hiperproteicos. Beber leite, batidos enriquecidos com proteína e com pouco açúcar pode ser uma ótima maneira de aumentar a ingestão de nutrientes e calorias.

 

  • Saciedade: as refeições devem ser realizadas lentamente, mas nesta situação pode ser feito por vezes o contrário. Comer rapidamente pode fazer com que sua sensação de saciedade demore mais a aparecer, já que seu cérebro não vai acompanhar a velocidade do prato consumido.

 

  • Tenha Paciência e persistência: não pense que uma única semana será suficiente para chegar ao peso que você deseja. Tenha paciência com seu metabolismo e acredite que os resultados vão aparecer aos poucos. Aumentar de peso exige um esforço continuo e diário.

 

Também é importante deixar claro que ganhar peso não é apenas ganhar gordura. Se o seu objetivo é aumentar a massa muscular, convém que também pratique desporto. 

 

Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

 

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