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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (62)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Melancia

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De tons fortes, cheiro e sabor adocicado, a Melancia é uma fruta fresca muito apreciada no Verão!

 

Com menos de 30 calorias por 100 gramas, é um fruto rico em vitaminas e antioxidantes como o betacaroteno e licopeno. Este fitoquímico também pode ser encontrado no tomate e em outras frutas, mas a concentração na melancia excede qualquer um deles. O licopeno tem uma atividade antioxidante de relevo com efeito cardioprotetor com a redução não só dos níveis de colesterol total e colesterol LDL, sendo igualmente eficaz na diminuição dos níveis de homocisteína e pressão arterial.

 

A melancia, apresenta cerca de 90% de água na sua composição, logo é hidratante, nutritiva, digestiva e leve. Com um aporte de gordura praticamente inexistente e elevado conteúdo de água, este fruto de casca verde e de polpa encarnada salpicada por sementes, é particularmente rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns estudos referem que a combinação entre a melancia e outros frutos ricos em antioxidantes (cereja, morango, ameixa, mirtilos) é um excelente método natural para combater o stress, ao mesmo tempo que ajuda na proteção natural anti-envelhecimento.

 

A sua composição é maioritariamente composta por água e algumas fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. O que acontece com alguma frequência, é que, por ser tão leve, as pessoas tendem a abusar na quantidade que ingerem!!  E neste caso, é normal que tenha uma sensação de ter bebido muita água e pode até contribuir para aumentar de peso, ou não emagrecer (caso esteja a fazer um plano de emagrecimento e ingira grande quantidade desta fruta). Tente ingerir cerca de 160 a 200g de melancia por dose.

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Alguns estudos defendem que a melancia pode melhorar a impotência sexual, por intermédio de um nutriente – a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do comprimido azul. De acordo com a Universidade do Texas, a citrulina atua relaxando os vasos sanguíneos. Mas ainda se aguardam mais estudos!

 

A melancia é um fruto muito versátil. Geralmente consumida em cru, aos quartos ou mesmo em bolas, pode ser consumida em sumo (pontualmente), em gelado, ou doce, com moderação!

 

Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas 

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