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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (52)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

5 Etapas para EMAGRECER mais facilmente!

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1 - FOCO: Defina (claramente) o seu objetivo e sinta-se como se já o tivesse atingido! Diariamente, de manhã ou à noite, imagine que já tem o “seu” peso desejado (por exemplo os 60kg que tinha quando se casou ou os 65kg que tinha antes de engravidar!) e lembre-se como se sentia nessa altura. 

 

 

O não cumprimento do plano alimentar acontece muitas vezes por falta de motivação, que por sua vez acontece por falta de conexão emocional, isto é, a pessoa por momentos esquece-se do seu objetivo! Geralmente, quando caminhamos rumo ao nosso objetivo até começamos disciplinados, mas ao longo do caminho vamos perdendo a motivação e a consistência porque deixamos de estar emocionalmente conectados com o nosso sonho. Esquecemo-nos da verdadeira importância que isso tem para nós, do que isso nos fará sentir. Portanto, é importante que diariamente se lembre que quer emagrecer, do seu porquê, e pode imaginar-se com menos esses 10, 20 ou 30Kg que estão em excesso e sinta como isso será fantástico!

 

2 - PRIORIDADE: A segunda etapa é seguir o seu plano alimentar como sendo uma prioridade! A sua saúde e a sua alimentação são uma prioridade, não podem ficar para segundo plano constantemente! Leve o seu plano alimentar a sério, pois ele é o tratamento para o seu problema do excesso de peso. Muitas vezes a rotina diária, os imprevistos, o trabalho, as festas e eventos sociais fazem com que deixe o seu objetivo para segundo plano e pensa que depois cumpre com o plano alimentar estabelecido.

 

Se diariamente coloca as necessidades dos outros e do seu trabalho como prioridade e deixa as suas necessidades e a sua alimentação para segundo plano, dificilmente vai conseguir manter–se focado nos seus objetivos e manter a sua disciplina. Se está constantemente a deixar que várias situações interfiram na sua alimentação e a deixar que várias tarefas invadam o seu dia, vai acabar por se sentir desanimado, cansado e sem motivação para continuar e lá se vai a disciplina.

Priorize os seus objetivos. Priorize a sua alimentação!

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3 – PLANEAR: A terceira etapa é planear as suas refeições para o dia seguinte ou até para uma semana! No dia anterior planeie a sua alimentação para o próximo dia, sempre que possível leve alguns alimentos consigo para cumprir o plano mais facilmente. Defina um horário para efetuar as  suas refeições e não deixe que nada interfira durante esse tempo. Comprometa-se com as funções que definiu, sem distrações, de modo a conseguir fazê-la no tempo que definiu para cada uma. Nada de emails, facebooks, telefones e outras distrações 😁.  

 

4 – DISCIPLINA: Como sabe ter disciplina não é difícil, é apenas exigente. Requer compromisso. O que acontece na maioria das vezes é que deixamos o nosso dia ser gerido pelo acaso e o resultado disso é que chegamos ao dia cansados e sem nada feito. Sem aquela sensação de dever cumprido.

Disciplina é algo fundamental para quem quer emagrecer, é sinónimo de compromisso centrado nos objetivos que quer atingir, é sinónimo de exigência, é sinónimo de sonhos realizados, por isso continua rumo ao peso desejado e segue o plano alimentar o mais certinho possível pois assim os resultados serão mais consistentes!

 

5 – FAZ ACONTECER: Muitas vezes, a pessoa com excesso de peso acha que é difícil emagrecer e pensa “Eu sei que devia emagrecer mas não é fácil”. E vai adiando tomar uma decisão, ou até começa o plano alimentar para emagrecer mas depois acaba por desistir, porque não está a ser fácil conciliar a sua alimentação com a da família ou amigos, ou até por motivos profissionais. O importante é substituir o não é fácil, pelo “Eu vou conseguir”! Vai haver dias difíceis mas quem quer realmente emagrecer arranja sempre uma maneira. Quem faz acontecer, procura sempre um meio, não há facilidades mas há mais compromisso, há mais vontade, há mais acontecer!! O importante é tomar a decisão, começar o plano alimentar (sempre que possível com a ajuda de um Profissional) e continuar, apesar de algumas dificuldades pelo caminho, sempre, sempre, sempre, até chegar ao seu objetivo!

 

Além destas etapas é muito importante saber celebrar cada conquista. Uma coisa que contribui muito para a falta de motivação e disciplina é não sabermos celebrar as pequenas vitórias. Todos os quilos que elimina, todo o volume que diminui é um motivo para celebrar e para dar força e motivação para continuar. Pois como diz o ditado devagar se vai ao longe, porque apesar dos imprevistos, das festas ou tentações, o importante é continuar e ter persistência para chegar à meta!

 

E lembre-se que muitas vezes mais importante que chegar ao seu objetivo é o que se aprende no caminho! Divirta-se, experimente alimentos e refeições “novas” e mude para melhor  😁. 

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Cumprimentos com energia positiva

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Liliana Janicas

 

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