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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (47)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Como Tratar a Obesidade? 

 

17204230_10212640675118722_1367954147_n.pngO tratamento da obesidade tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, diminuir a probabilidade de desenvolver as patologias associadas, melhorar quando já instaladas e aumentar a esperança média de vida destes indivíduos. No sentido de prevenir ou tratar a Obesidade, recomenda-se a manutenção de um peso corporal adequado ( IMC entre 18,5 a 24,9 kg/m2 ) e de um perímetro abdominal < 94 cm para homens e < 80 cm para mulheres. Existem várias intervenções para o tratamento da obesidade, entre as quais: alimentação, atividade física, mudança comportamental, terapêutica farmacológica e cirurgia bariátrica. 

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Apesar das várias intervenções, um plano alimentar adaptado ao individuo e com alguma restrição energética deverá ser sempre a primazia nas estratégias de perda ponderal.

 

A atividade física promove um balanço energético negativo, devido ao aumento do gasto energético, contribuindo deste modo para a diminuição ponderal e para a diminuição do risco cardiovascular (CV). No entanto, estudos demonstraram que esta medida aplicada isoladamente, sem uma redução do aporte calórico, está associada a uma modesta perda ponderal. Quando se combina a atividade física regular com a restrição calórica, a perda ponderal daí decorrente é bastante superior, assim como as alterações da composição corporal (o treino de força pode ser particularmente benéfico na modificação da composição corporal). 

 

Constata-se que dentro das várias intervenções a associação de um plano alimentar hipocalórico, com terapia comportamental e com atividade física é mais eficaz na manutenção dos resultados a longo prazo do que um plano exclusivamente dietético. 

 

A cirurgia bariátrica é o tratamento mais recomendado na obesidade mórbida e suas comorbilidades metabólicas, particularmente no que se refere à insulino-resistência (e diabetes) dos obesos, apesar do seu outcome a longo prazo ainda não ser consensual, o que, entre outros fatores está muito dependente da adesão dos pacientes aos novos estilos de vida.

 

Uma perda ponderal de  5 a 10 % pode ser suficiente para uma diminuição significativa do perímetro abdominal, da pressão arterial, das adipocitocinas pró-inflamatórias, e também dos níveis de glicose em jejum, triglicéridos, LDL e colesterol e aumento do HDL. 

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Se tem excesso de peso procure ajuda de um Nutricionista ou Dietista e elabore já um plano alimentar adequado a si e aos seus gostos alimentares!

Emagreça e sinta-se bem!

 

Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

 

Referências bibliográficas:

1. Eckel, R. H. 2008, “Clinical practice. Nonsurgical management of obesity in adults”, The New England Journal of Medicine, no. 358, pp. 1941-1950.

2. Hill JO, Wyatt HR. Role of physical activity in preventing and treating obesity.  J Appl Phisiol 2005;99:765-7083

3. Heymsfield, S. B. van Mierlo, C. A. van der Knaap, H. C. Heo, M. Frier, H. I. “Weight management using a meal replacement strategy: meta and pooling analysis from six studies”, International Journal of Obesity Related Metabolic Disorders. 2003; no.. 27, pp. 537-549

4. Slentz, C. A. Duscha, B. D. Johnson, J. L. et al. “Effects of the amount of exercise on body weight, body composition, and measures of central obesity: STRRIDE — a randomized controlled study”, Archives of  Internal Medicine, 2004; no.164, pp. 31-39.

5. Wilding, J. P. “Treatment strategies for obesity”, Obesity Reviews. 2007; no. 8, supl. 1, pp. 137-144.

 

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