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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (44)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

10 Razões Que Dificultam O Emagrecimento! 

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Como já referi em outros post, emagrecer é o motivo principal da maioria dos “meus” pacientes nas consultas de nutrição! Em conjunto elaboramos um plano alimentar, que consigam colocar em prática e seguir o mais certinho possível! Não é uma obrigação, ou pelo menos não deve ser visto como tal, deve ser realmente cumprido para que o objetivo (EMAGRECER) seja atingido mais facilmente!

 

Olhando para os 14 anos da minha prática clínica, já assisti e participei em vários casos de sucesso, pessoas que emagrecem 5, 10, 20, 30, 40 e 50Kg! Pessoas que ganham saúde, bem estar e auto-estima! Mas, também existem alguns casos de pessoas que começam o plano alimentar mas que depois desistem de o seguir, porque nem sempre os resultados são os desejados, nem sempre colocam em prática o plano alimentar, o desânimo é superior, e a pessoa é invadida por pensamentos que não ajudam o processo, como “ eu não consigo emagrecer” ou “sempre fui gordinha”!! Então, porquê que algumas pessoas conseguem emagrecer facilmente e outras apresentam mais dificuldade?

 

Se quer emagrecer recomendo que leia o post ... 7 recomendações importantes para quem quer emagrecer.

 

Para além destas sugestões, vamos lá esclarecer algumas situações que acontecem diariamente ou semanalmente e que o impedem de emagrecer:

 

 

1 - Não ter bem definido qual é o seu objetivo. Por definição objetivo é algo que deve ser inegociável, isto é, deve ter sempre presente na sua mente que quer realmente emagrecer e o que vai ganhar quando atingir o seu objetivo. Pode sempre ter um objetivo a longo prazo e vários objetivos semanais e/ou mensais, principalmente se tem mais de 10kg em excesso (pode ler o post ... Peso Ideal). E, nunca se esqueça qual é o seu verdadeiro objetivo.

 

2 - Não valorizar pequenas vitórias. Como na vida, há dias menos bons, há imprevistos que surgem e há algumas situações que lhe podem dificultar o emagrecimento. Valorize as mudanças positivas, o que já atingiu e o que já conseguiu em vez de se focar nas situações menos boas, nos pequenos deslizes e alguns erros alimentares que possa ter feito. Para chegar ao pico da montanha, tem de passar por algumas dificuldades. 

 

3 - Esperar sempre mais e melhores resultados. Faça o melhor que conseguir, mas faça mesmo! Se cumprir o plano os resultados surgirão! Se não emagreceu tanto naquela semana ou naquele mês como gostaria, continue e acredite que o próximo mês será melhor!

 

4 - Achar que as exceções não fazem mal, isto é, “é só hoje um bocadinho”!! Cuidado, não é o melhor caminho a seguir, geralmente quando se abre hoje uma exceção, abrem-se várias exceções ao longo da semana! Pequenos erros todos os dias são piores que um grande erro uma vez na semana!!

 

5 - Ser muito sociável! Quem tem muitos almoços ou jantares de trabalho, com amigos e/ou familiares tem mais “motivos” para abrir exceções! Nunca se esqueça, quanto mais rigoroso melhor serão os resultados! 

 

6 - Estilo de vida sedentário e não fazer exercício físico! Muitas pessoas com excesso de peso têm um estilo de vida muito sedentário, pouco caminham durante o dia, passam muitas horas sentadas e não gostam de fazer exercício físico. Tente descobrir algo que gosta, muitas pessoas começam com pequenas caminhadas (20 a 30 minutos), outras fazem alguns exercícios em casa e outras tentam dançar 1h, 2 a 3 vezes na semana! Lembre-se que o exercício físico faz bem à saúde e vai ajudá-lo a emagrecer!

 

7 - Não beber água. A água tem muitas funções no organismo ( ver post ... Vamos lá beber água!) e agora no Inverno algumas pessoas bebem muito pouca água! Não se esqueça que a água é extremamente importante e ajuda a eliminar toxinas, melhora a celulite e ajuda a emagrecer. Beba 1,5 a 2L água ou infusões (sem açúcar) por dia!

 

8 - Ansiedade! Comer mais quando está ansiosa ou quando alguma coisa não corre bem! Algumas vezes há uma tendência de compensar com comida quando algo não corre como esperado, quando aparece um imprevisto ou algum problema. Arranje outra forma de se sentir bem, ligue a um amigo, vá passear ou vá ter com alguém próximo! Tente não alterar o seu plano alimentar, porque depois de um episódio com excessos alimentares vem uma sensação de desânimo e frustração!

 

9 - Não dormir o suficiente. Estudos indicam que dormir 6 a 8 horas por noite ajuda a emagrecer, uma vez que regula a produção de algumas hormonas (grelina e leptina) com funções importantes no organismo, como controlar o apetite. Pessoas que trabalham por turnos ou dormem 4 a 5 horas por noite têm maior probabilidade de aumentar de peso!

 

10 - Não acreditar que é capaz de emagrecer! Parece difícil para muitos e impossível para alguns! A obesidade é uma epidemia, mas tem uma grande vantagem quando comparada com muitas doenças, sabe qual é? Você pode reverter esta situação, isto é, você pode deixar de ter excesso de peso!! Você pode sentir-se bem consigo próprio e melhorar a sua saúde! Você pode e você consegue! Aquilo que acreditamos ganha força, acredite que é possível, procure ajuda profissional e transforme os sonhos em realidade!

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Cumprimentos com energia positiva

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Liliana Janicas

 

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