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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (43)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Dourada no forno

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Hoje partilho convosco uma receita que faço algumas vezes cá em casa, pois todos gostamos muito. Dá para ir variando no tipo de peixe e nos legumes. 

 

 

Deve fazer uma alimentação diversificada e consumir peixe pelo menos 3 a 4 vezes por semana. O peixe, tal como a carne, é um alimento rico em proteínas e apresenta alguns benefícios para a saúde, além de ser uma alimento de fácil digestão, contribui para melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças neurodegenerativas e cardiovasculares principalmente quando consumimos peixe rico em ômega 3, tal como a sardinha, salmão, cavala e atum.

 

A confecção do peixe é também importante para a saúde, deve dar preferência a peixe cozido, grelhado, ensopado, em caldeirada, estufado e assado no forno. Pode e deve utilizar ervas aromáticas para aromatizar alguns peixes.

 

A dourada grelhada fica deliciosa, mas no Inverno nem sempre é fácil de fazer. Por isso pode optar pela versão no forno que é prática e saborosa!

 

Ingredientes

- Alho francês, cenoura, couve coração e curgete

- Batata doce (ou branca)

- Dourada média (500g a 700g) 

- Azeite, vinho branco e água

- Alho e sal qb

- Salsa ou coentros

 

Preparação

  1. Tempere a dourada com um pouco de sal
  2. Num pirex ou tabuleiro, coloque um pouco de água de modo a tapar o fundo e disponha o alho francês laminado, cenoura às rodelas, curgetes em meias luas, couve coração em tiras e batata aos cubos.
  3. Coloque por cima a dourada, o raminho de salsa ou coentros e alho laminado.
  4. Regue com um pouco de vinho branco, o azeite e leve ao forno para assar.
  5. Quando a dourada estiver assada e os legumes cozinhados, retire do forno e sirva.

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Espero que goste 😀

Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

 

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