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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (41)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

7 Recomendações Importantes para quem quer emagrecer

 

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Se você tem excesso de peso e quer realmente emagrecer, então este post é para si... Aqui ficam 7 recomendações importantes para o ajudar a sentir-se melhor:

 

 

1 - Defina o seu “porquê”. Porquê que você quer realmente emagrecer? E imagine como se vai sentir quando emagrecer esses 10 ou 20kg que estão em excesso!

Tenha sempre em mente as suas motivações para emagrecer e os benefícios da perda de peso para a saúde. Além de melhorar a autoestima, atingir o peso desejado fará com que melhore a sua saúde e diminui a probabilidade de aparecerem  algumas doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Vai sentir-se menos cansado, mais produtivo, com mais energia, além de melhorar algumas patologias já existentes como a HTA.

 

2 - Adote um plano alimentar saudável

Quando você corrige os hábitos alimentares, fornece também os nutrientes adequados para a sua saúde e para “acelerar” o seu metabolismo. A alimentação deve ser variada e equilibrada, não deve sentir fome e deve encará-la como algo natural. Deve conter vários tipos de alimentos, de modo a fornecer ao seu organismo o que ele necessita mas evitando aqueles alimentos menos saudáveis e mais calóricos.

 

3 - Faça mudanças no seu estilo de vida

A alimentação saudável é muito importante mas a atividade física também. Muitas vezes, começar é fácil, o difícil é não desistir. Mas se você persistir e praticar um atividade física que goste, torne-se mais fácil de manter a rotina. Se durante a semana está muito complicado arranjar um tempo livre, dedique 1 a 2 horas do fim-de-semana a caminhar. Também pode dançar ou andar de bicicleta. 

 

4 - Faça um diário alimentar

Quando escreve tudo o que come, ganha mais consciência dos pequenos (grandes) erros alimentares. Ajuda a controlar a sua alimentação diária, não só a quantidade, mas também a qualidade daquilo que anda a comer. O diário alimentar ajuda a manter a autodisciplina. Pode arranjar um bloco de notas ou até uma página no word/ excel. Também existem algumas aplicações que ajudam a fazer o seu registo alimentar.

 

5 - Estabeleça metas possíveis de alcançar e elimine crenças antigas

Definir objetivos é muito importante, mas convém que pense em número que consiga atingir!  “É muito frustrante estabelecer metas inviáveis ou perigosas. Quem decide que vai  emagrecer 5 quilos numa semana não só ficará muito frustrado, porque não será bem sucedido, como pode ser prejudicial para a sua saúde.”

Não se esqueça que para atingir objetivos, necessita de esforço, determinação e coragem para continuar e não desistir! Mesmo que um dia ou uma semana não corra como planeou, não significa que não vai atingir o seu objetivo. Mas, uma exceção  não pode passar a regra!! Elimine aquela ideia, “é só hoje um bocadinho, não faz mal”, porque geralmente passa a ter vários bocadinhos extras ao longo da semana!

Elimine aqueles pensamentos que não ajudam, como por exemplo, sempre fui gordinha, ou nunca vou ser magra! A verdade é que é possível emagrecer e sentir-se melhor, só tem de dar vários passos nessa direção!

 

6 -  Não há alimentos proibidos

Como diz o ditado, o fruto proibido é o mais desejado!

Esqueça o “tem de ser” ou o “não posso comer”. Há realmente alimentos que deve preferir e outros que deve evitar, uma vez que o seu objetivo é emagrecer e sentir-se melhor. As escolhas alimentares são feitas por si, só tem de escolher os alimentos em função daquilo que realmente pretende.

 

7 - Procure ajuda de um Profissional

“O compromisso é decisivo para o sucesso, porque a pessoa esforça-se para cumprir o que planeou.” Contar com o apoio de um Nutricionista/ Dietista é muito positivo para alcançar o seu objetivo e para não fazer planos com défices nutricionais. Muitas vezes o apoio da família e dos amigos também é muito importante. Tente seguir o plano alimentar o melhor que conseguir e os resultados compensarão o esforço!

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Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

 

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