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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (33)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Batata Doce

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A batata doce tem conquistado a população portuguesa. Cada vez é mais comum as pessoas comerem batata doce e privilegiarem este super alimento. A batata doce é um tubérculo de polpa branca alaranjada, com casca fina que pode apresentar diferentes cores, amarela, laranja, vermelha ou púrpura. Tem um sabor adocicado ao contrário da batata comum. É rica em vitaminas, tais como A, C e E, caroteno (antioxidante), minerais e fibras. É pobre em proteínas mas rica em glícidos (28g de glícidos por 100g), logo deve ser consumida com moderação! Apresenta  cerca de 119Kcal por 100g, um pouco mais que a batata comum (90Kcal por 100g), mas como tem uma maior quantidade de fibra solúvel, aumenta a saciedade e tem uma absorção mais lenta.

 

Podemos então dizer que a batata doce apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde, tais como:

  • Controlo da glicémia (diabetes): pelo seu teor em fibra solúvel, prolonga a digestão e absorção do amido, apresentando um menor índice glicémico em relação à batata comum.
  • Proteção antioxidante e anti-inflamatória: pelo seu teor em vitamina A, C e E, e caroteno, importante para a proteção da visão, da pele e  prevenção do envelhecimento, pois é fundamental no combate aos radicais livres e ao stress oxidativo, provocado pelo stress do dia-a-dia, poluição, tabaco, exposição solar e raios UV. 
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: pelo seu teor em potássio, manganês, fibra, cobre e fitoquímicos.

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Em relação à sua preparação culinária, pode ser confecionada de várias formas. Cozida, assada no forno aos cubos com a comida ou inteira e com casca num tabuleiro, em sopa, em puré (batata doce, curgete e abóbora) e também frita (esta devemos evitar por ser menos saudável!).

É portanto uma excelente opção para o prato principal, como também para os pequenos lanches. Pode substituir o pão/ cereais ou bolachas da tarde por uma batata doce assada.

Para quem faz exercício físico, é um excelente alimento para a refeição antes do treino, pois fornece energia e liberta a glicose no sangue de forma lenta e faseada. Além disso, é um excelente aliado na prevenção de câimbras.

 

Sugestão: chips de batata doce no forno 😊

Instruções:

  1. Lave bem a batata, se quiser pode usar com casca, mas pode também tirar a casca, é uma questão de gosto.
  2. Pode usar uma mandolina (tupperware) para cortar fatias super finas. Coloque as fatias de batata doce num recipiente com água bem gelada e deixe repousar uns 15 minutos, para a batata ficar mais rija.
  3. Pré-aqueça o forno a 200ºC, pode ter de ajustar para mais ou menos dependendo do forno .
  4. Use um pano ou um guardanapo para deixar as fatias bem secas antes de cozinhar.
  5. Coloque as fatias num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal, deixe espaço entre as fatias e polvilhe com um pouco de sal, que vai ajudar as batatas a libertar a sua água.
  6. Deixe cozinhar uns 10 a 15 minutos até ficarem bem crocantes, retire do forno e deixe arrefecer e estão prontas a comer! Pode guardar numa embalagem hermética para não ficarem moles.

Nota: Pode usar especiarias a gosto e pode também não pôr o sal se quiser um pouco mais saudável!

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Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

 

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