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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (32)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Emagrecer e manter o “novo” peso. Duas fases distintas!

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Hoje vou escrever um pouco sobre emagrecer e manter o peso adquirido.

 

 

Pode já ter acontecido consigo ou conhece certamente alguém que já fez um plano alimentar para emagrecer. Emagreceu 10, 20 ou 30Kg e depois passado uns meses recuperou o peso perdido! A pessoa não fez a manutenção ou não a fez corretamente e/ou desistiu de ir às consultas de nutrição. Algumas vezes falta o tempo, outras a paciência ou aparecem imprevistos que atrapalham o processo! Muitas vezes a pessoa pensa que já sabe o que deve fazer, pois já fez o mais difícil que foi emagrecer, mas o plano da manutenção não é igual ao plano de emagrecimento, e o objetivo também é diferente.

 

Podemos dizer, de um modo geral, que existem duas fases igualmente importantes para quem quer emagrecer:

  1. Fase de emagrecimento
  2. Fase de manutenção

Na Fase de emagrecimento, temos um plano hipocalórico (com um valor calórico abaixo das suas necessidades energéticas diárias), geralmente fracionado em 5 a 7 refeições diárias segundo determinadas características nutricionais. Com um objetivo bem definido, emagrecer, eliminar os Kg extra de gordura, que só estão a prejudicar. Naturalmente há recomendações nutricionais iguais em ambas as fases mas, muito importante, pode haver (e há muitas vezes) algumas recomendações que são só para a fase da emagrecimento. Assim como, há características no plano que podem ser específicas para esta fase. O seu foco é emagrecer, que é diferente de manter! Muitas pessoas conseguem fazer esta fase com bastante sucesso mas depois não fazem a fase da manutenção corretamente.

 

A Fase da manutenção, muito importante, é diferente da fase de emagrecimento, como já referi. Não se restringe a fazer o plano de emagrecimento e adicionar um ou outro “disparate alimentar”, nem em voltar à alimentação que tinha antes de começar o plano. O objetivo é manter o peso  adquirido e conseguir diariamente manter uma alimentação saudável, logo variada e diversificada. Tal como quem tem diabetes deve ter um acompanhamento regular e medir as glicémias de modo a controlar os valores, uma pessoa com excesso de peso deve ter um acompanhamento nutricional periódico. Cada caso é um caso, por isso para algumas pessoas pode ser um acompanhamento anual, para outras  semestral ou até trimestral. 

 

Porque como todos sabemos, comemos todos os dias, várias vezes por dia e com a disponibilidade e oferta alimentar, por vezes torna-se fácil voltar a “engordar”. Vamos estar atentos a esta situação e cuidar do nosso corpo e da nossa mente, pois vivemos com ele diariamente e sentirmo-nos bem connosco próprio é fundamental!

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Tenha uma boa semana, com boas escolhas alimentares e muito sucesso ☺

 

Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

 

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