Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Sugestão Saudável (29)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

A lista perigosa do “Não”

14639708_10211306721970727_1897619287542265260_n.j

 

“Quero emagrecer, logo, não posso (ou não devo) comer: bolos, chocolates, pão, batatas fritas, salgados, folhados, bacalhau com natas, pizza”. Este é um pensamento comum a muitas pessoas que têm excesso de peso, quando pensam que gostavam de emagrecer! Se por acaso tem excesso de peso e gostava de emagrecer, espero que este post ajude.

 

 

Quando as pessoas querem emagrecer, geralmente pensam nos alimentos que devem evitar. É normal terem pensamentos parecidos com este que mencionei em cima. A pessoa faz uma lista com todos os alimentos que não “pode” comer. Se para algumas pessoas isto até pode resultar, para a maioria das pessoas, resulta precisamente no oposto, isto é, quanto mais pensam nisso mais aumenta a vontade de ingerir esses alimentos. E, se virem esses alimentos, muitas vezes, dá um desejo enorme ( até ansiedade) de os comer. O ditado é antigo,  o fruto proibido é o mais desejado!!

 

Esqueça as listas do NÃO! A verdade é que somos livres enquanto seres humanos, fazemos e comemos aquilo que queremos! E, podemos comer tudo aquilo que nos apetecer, mas nunca se esqueçam de qual é o vosso objetivo e que somos responsáveis pelas nossas escolhas alimentares. Há muitos alimentos que sabem bem, mas não fazem assim tão bem, pois têm pouco de saudável! Se você tem um peso adequado à sua altura e é saudável, até pode pontualmente fazer um excesso alimentar. Se você tem excesso de peso e/ou outros problemas de saúde associados, é aconselhável que pare para pensar um pouco na sua alimentação e nas suas escolhas alimentares! 

 

O que é realmente importante é focar-se no COMO eu vou emagrecer, como vou fazer ao longo do dia. É diferente pensar que não come alguns alimentos porque não quer, porque quer emagrecer, do que pensar que não pode comer! Às vezes na consulta dou um exemplo, é impossível ir para o Algarve se apanhar a autoestrada que vai para o Porto, pelo menos durante esse percurso! E, assim é com a alimentação (e com muitos outros aspetos na nossa vida), se quer emagrecer, defina um objetivo e tenha a certeza que vai no caminho certo. Procure uma nutricionista ou dietista certificado pelo Ordem, elabore um plano alimentar adequado e tente segui-lo o mais certinho que conseguir. Pois, quanto mais cumprir com o plano mais depressa irá atingir o seu objetivo. Sem stress, pensamento positivo e com a certeza que vai se sentir muito melhor quando emagrecer!

14877066_10211297922910756_1786907542_n.png.jpeg

Cumprimentos com determinação,

Liliana Janicas

 

A Blogger

Sigam a Rapariga

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D