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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (26)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Bacalhau à Brás light e algumas sugestões saudáveis

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Esta semana vou partilhar a receita do bacalhau à brás light. É fácil e rápida de preparar. É mais saudável que a receita original pois diminui consideravelmente a gordura e os glícidos, logo é aconselhável para pessoas com excesso de peso, mas também para a maioria das pessoas. Nunca se esqueçam que podemos sempre alterar algumas receitas originais, substituir alguns alimentos mais calóricos e menos saudáveis por alimentos mais saudáveis como por exemplo os vegetais.

 

 

Existem pratos que podem ser modificados como por exemplo a jardineira de vitela ou de lulas, que podemos retirar os chouriços, acrescentar a curgete ou o chuchu (de modo a reduzir a quantidade de batata), diminuir a quantidade de gordura (azeite), e manter o feijão verde, ervilhas e cenoura em boa quantidade. Também pode ser feita por vezes com frango ou peru. E, até a Feijoada, pode ser feita com frango, com couves, cenoura e feijão, evitar os enchidos e a parte gorda da carne de porco, ficando uma saborosa Feijoada Saudável! 

A maioria dos guisados, podem e devem ser substituídos por estufados (água, azeite, alho, cebola, vinho e ervas aromáticas, tudo em cru, sem refogados. Vamos inovar na cozinha, sem receio de experimentar! E, se não ficar muito bom, fica a experiência. Para a próxima sairá melhor!

 

 

Bacalhau à brás light

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Ingredientes (para 1 pessoa):


- 1 frasco de rebentos de soja e/ou 1 curgete grande ralada
- 1 alho francês laminado
- 1 alho picado
- sal e azeite qb
- bacalhau cozido e desfiado


1- Saltear o alho francês com os rebentos de soja ou curgete ralada em azeite e alho, e adicionar sal qb


2- Adicionar o bacalhau (já cozido e desfiado)


3 – Bater 2 ovos e envolver o preparado anterior


4 – Decorar com salsa picada

 

Nota: Pode substituir o bacalhau por frango ou peixe e camarão.

 

 


Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

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