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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (24)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

O meu aniversário e festas de aniversário

 

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Ontem foi o meu aniversário. Um dia que eu gosto muito e me sinto mais especial enquanto ser Humano. De uma maneira geral, os aniversários são dias de festa, dias de partilha, de estar com a família e/ou amigos. Por vezes são dias normais, em que trabalhamos, mas que recebemos sempre umas mensagens ou uns telefonemas que nos felicitam e nos dão os Parabéns! Desde criança que me lembro das minhas festas de aniversário e, não sei se por essa ou outra razão, sempre gostei deste dia. Quero agradecer a todos que se lembraram de mim neste dia e estiveram presentes, ao vivo e a cores, ou por mensagem, via facebook e/ou por uma chamada telefónica.

 

Em relação às festas de aniversário, existem sempre aqueles alimentos menos saudáveis, mas que são presença habitual nestes dias. Vou aproveitar para vos dar algumas dicas importantes para equilibrar um pouco estas festas.

 

Quando a festa é ao almoço e ao jantar:

 

 

- Nas entradas, pode existir queijo fresco ou requeijão com doce de abóbora, queijos para barrar com ervas e salmão por exemplo (que têm as mesmas calorias que os light), tostinhas integrais, paté de atum (com ovo, pickles, alho e maionese light- 10Kcal por 1 colher de sopa), paté de camarão e delicias mar (feito com queijo fresco magro batido e alho picado), camarão cozido..

 

- Pode existir uma belo creme de legumes (que geralmente as pessoas gostam) e/ou uma ou várias saladas frias (ver post saladas

 

- Salada ou legumes (cozidos, estufados ou salteados) para acompanhar o prato principal.

 

- Para as sobremesas, pode e deve existir sempre fruta (fatiada, ou salada de frutas ou espetada de frutas), e doces menos calóricos, como por exemplo: gelatinas, semifrio de gelatina (com iogurte ou queijo fresco batido magro), arroz doce, leite creme, espuma de frutos vermelhos. Pode reduzir a quantidade ou substituir em alguns doces o açúcar por adoçante, principalmente aconselhado para quem tem excesso de peso ou é diabético. Tenham sempre cuidado com aquelas sobremesas com natas, leite condensado, massa folhada e/ou quebrada (pois levam muita gordura) e aqueles doces que levam quantidades elevadas de margarina ou óleo e muito açúcar.

 

Deixo aqui a receita do semifrio de gelatina, muito fácil e que podem fazer no dia a dia:

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- 0,5L de água a ferver

- 2 pacotes de gelatina (como se fosse para 1L de água)

- 3 a 4 iogurtes sólidos ou 500g de queijo fresco magro batido

 

1 - Dissolver muito bem a gelatina com a água a ferver (mexer mesmo muito bem)

2 – Juntar os 3 a 4 iogurtes cremosos ao preparado anterior.

3 – Levar ao frigorífico até solidificar.

 

Nota: Pode sempre no final adicionar fruta. Se for diabético ou tiver excesso de peso faça com gelatinas 10Kcal (100g) e iogurtes magros.

 

 

Feliz aniversário para todos.

Cumprimentos festivos

Liliana Janicas

 

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