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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (23)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

 

A escola já começou e a alimentação do meu filho como será?


As escolas do ensino básico começaram no final da semana passada. Para muitas crianças é mais um ano lectivo, mas para outras tudo será uma novidade, inicio da escola primária, mudança de escola, conhecer novos colegas e professores. Para alguns tudo será pacífico, para outros um pouco mais atribulado, principalmente nesta fase inicial.

 

A alimentação nas escolas é problemática para algumas crianças e adolescentes. E, também para alguns pais, pois nem sempre os filhos almoçam bem, umas vezes porque não gostam muito da comida, outras vezes porque estranham alguns alimentos, pois não fazem parte da sua alimentação diária. Os lanches também se tornam críticos em alguns casos.

 

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Em relação à alimentação, muitas escolas têm ementas elaboradas por Nutricionistas ou Dietistas, o que leva a que cumpram as recomendações da Direcção Geral da Educação (DGE), levando a ementas equilibradas do ponto de vista nutricional. Mas, muito importante, a ementa pode estar muito bem elaborada, o que não significa que as crianças gostem da comida, até porque passa principalmente pela elaboração e confecção da refeição. Quero com isto dizer que a mesma ementa pode ser um sucesso numa escola e não ser em outra. Muitas vezes também acontece as crianças não estarem habituadas a ingerirem alguns vegetais, logo, um prato com alguns legumes menos comuns para estas crianças passa a ser um verdadeiro problema (ex: arroz de grelos, massa com legumes, esparregado, beringelas ou curgetes estufadas). Aqui, cabe aos pais tentar que os filhos façam uma alimentação variada e diversificada, introduzindo o máximo de frutas possíveis e o máximo de sopas, saladas e legumes que consigam na sua alimentação. Sim, eu sei que alguns já tentaram e que não foram bem sucedidos, eu sei que há crianças mais difíceis neste campo, mas não deixem de tentar e de lhes proporcionar uma alimentação saudável. Uma criança que vê os pais comer salada e legumes, come mais facilmente verduras. E, é natural que estranhem alguns alimentos, mas com a continuação, tudo se torna mais fácil.

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Vou então escrever um pouco sobre a elaboração das ementas escolares, para ficarem com uma ideia como este processo se realiza:


Relativamente às confecções das refeições na escola deve-se evitar os fritos (máximo 1 vez por semana) e os guisados. Preferir os cozidos, grelhados, estufados e assados no forno. A diferença do estufado para o guisado é que no primeiro não há refogado (cebola a fritar no azeite ou outra gordura), coloca-se tudo em cru, com água e/ou vinho e mais legumes sempre que possível (ex:frango estufado com alho francês, curgetes, cenoura e cogumelos). Alterna-se entre a carne e os peixe diariamente, e entre os vários tipos de carne e os vários tipos de peixe que é possível. A mesma regra aplica-se aos acompanhamentos (arroz, batata e massa). Duas a três vezes na semana pode e deve ser consumida uma leguminosa (ervilhas, grão, feijão, favas ou lentilhas), são ricas em fibra, vitaminas, minerais e proteína vegetal. Esta pode entrar no prato principal ou na sopa.


Deve-se dar preferência às frutas e vegetais da época. A sobremesa deve ser fruta, e geralmente, uma vez na semana há uma sobremesa doce.


A bebida de eleição para a refeição é a água. Deve-se evitar o consumo de sumos de fruta e refrigerantes, guardar por exemplo para alguns momentos festivos.


Não nos podemos esquecer que cozinhar para um número grande de crianças é diferente do que cozinhar para poucas. E também, que nem todas as escolas têm condições para alguns pratos específicos. Para além de existir o factor económico, que é muito importante para a refeição.


Os lanches da crianças são outro assunto interessante, que irei abordar no próximo post.


Que este ano lectivo corra a todos pelo melhor e espero ajudar nestas tarefas que por vezes são árduas. 

 


Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

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