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A Rapariga na Aldeia

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Sugestão Saudável (22)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Salada de quinoa com camarão

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A Quinoa é um alimento com elevado valor nutricional. Considerada um pseudocereal é um excelente acompanhamento, em alternativa ao arroz e à massa, rica em glícidos, proteínas, vitaminas, minerais e fibra. Apresenta boa qualidade e quantidade próteica, com os amimoácidos essenciais nas proporções aconselhadas, incluindo a lisina e a metionina. Contém vários minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro. Também é rica em antioxidantes, tais como polifenóis. Como não contém glutén, supostamente pode ser consumida por pacientes com a doença celíaca e por pessoas com alergia ao trigo, embora alguns estudos tenham mostrado alguns casos com uma resposta menos favorável. 

 

Estas características distinguem a quinoa dos outros cereais convencionais, o que tem levado a um interesse crescente em todo o mundo.

Além dos nutrientes, a quinoa contém alguns compostos tóxicos, como as saponinas, portanto a maioria da quinoa deve ser demolhada e bem lavada. A investigação está centrada no desenvolvimento de métodos eficazes para remover estes compostos.


As Nações Unidas declararam em 2013, o Ano Internacional da Quinoa, que visou focar a atenção mundial sobre o papel que esta pode desempenhar, contribuindo para a segurança alimentar, nutrição e pobreza.

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Salada de quinoa com camarão


A salada de quinoa é uma sugestão de salada leve, nutritiva e muito saborosa. Preparada com camarões grandes bem temperadinhos para dar aquele toque especial. 


INGREDIENTES:


- 1 chávena de chá rasa de quinoa (ela aumenta de volume)
- 3 chávenas (chá) de água
- Tomate
- Alface roxa
- Milho
- Cogumelos
- 300g de camarões grandes, descascados e limpos
- 1 limão
- 1 dente de alho triturado
- Pitada de pimenta
- Sal a gosto
- Azeite


MODO DE PREPARAÇÃO:


1-  Tempere os camarões já limpos com sumo de ½ limão, sal, o alho e pimenta. Deixe a marinar por 20 minutos.


2- Numa panela com a água a ferver adicione a quinoa e deixe-a cozinhar por aproximadamente 12 – 15 minutos. Escorra bem e reserve.


3- Numa frigideira quente coloque um fio de azeite e disponha os camarões lado a lado, juntamente com os cogumelos quando dourar vire do outro lado. Reserve.


4- Corte em pedaços 1/3 dos camarões. Reserve.


5- Corte o tomate ao meio e corte em cubos. Reserve.


6- Numa tigela misture a quinoa, com o tomate, a cebola, 1/3 dos camarões cortados, os cogumelos, o milho e tempere com o sumo da outra metade do limão, sal e azeite. Misture bem.


7- No prato, coloque 2 a 3 folhas de alface tempere com azeite e sal. Em cima coloque a salada de quinoa e decore com os camarões inteiros. Ou coloque a alface na lateral e o preparado no centro do prato.

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Cumprimentos nutritivos,

Liliana Janicas

 


Referência bibliográfica:
Verena Nowak, Juan Du, U. Ruth Charrondière; Assessment of the nutritional composition of quinoa (Chenopodium quinoa Willd.); Food Chemistry 193 (2016) 47-54.

 

 

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