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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (19)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

10 Alimentos que ajudam a bronzear

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Estamos no Verão, época de férias e calor! Muito importante, hidratar bem o organismo, não esquecer de beber água e de levar a garrafa de água para a praia, piscina ou passeio!


Com as idas à praia e piscina a nossa pele vai ficando mais bronzeada. Deve-se colocar sempre o protector solar e evitar a exposição solar nas horas mais perigosas.


Mas afinal, o que se pode fazer para, de uma forma saudável, ficarmos com uma pele mais bronzeada?


Existem alguns alimentos que ajudam a manter uma cor de pele mais morena. Isto porque possuem uma substância muito importante: betacaroteno (percursor da Vitamina A), um pigmento carotenóide antioxidante que está presente nos alimentos mais coloridos. Para além de ajudar a bronzear, esta substância combate também o envelhecimento da pele e auxilia na protecção contra o cancro.


Os alimentos ricos em betacaroteno contribuem para um melhor bronzeado da pele através da produção de melanina (substância que dá cor à pele). Para sentir bem esse efeito basta consumir duas ou três vezes por dia alimentos ricos em betacaroteno, pelo menos 4 a 5 dias antes da primeira exposição solar e nos restantes dias de praia.


Assim sendo, quais são os alimentos que nos ajudam a desenvolver (e a manter) uma pele bronzeada de forma saudável?

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Cenoura: Uma excelente fonte de betacaroteno, que contém boas quantidades de vitamina C e potássio.


Batata-doce: Uma fonte de vitamina A e de vitamina C. Também possui vitaminas do complexo B, fósforo e ferro. É uma das principais fontes de glícidos, nutriente essencial para o fornecimento de energia.


Abóbora: Este alimento contém boa dose de betacaroteno e uma considerável quantidade de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Além de proporcionar uma boa cor da pele, ajuda a combater a oxidação das células e actua contra o envelhecimento.


Pimento amarelo, vermelho e verde: Estes alimentos são ricos em cálcio e vitaminas antioxidantes, como a A, C e E. Protegem os tecidos e as células do organismo, evitando, por exemplo, o envelhecimento precoce, cegueira e a queda de cabelo.


Vegetais verde-escuros, tais como, espinafres, rúcula, brócolos e couve : São fontes de clorofila com alta concentração de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de vitamina E, cálcio e magnésio. Estes alimentos também contribuem para a manutenção do tom bronzeado.


Beterraba: É rica em betalaína, um importante antioxidante. Este vegetal contém compostos químicos capazes de impedir a formação de coágulos sanguíneos e na prevenção contra o cancro.


Manga: Outra fonte de betacaroteno, rica em vitaminas. Esta fruta ajuda a intensificar o bronze da pele no Verão.


Papaia: É uma fruta rica em fibras, contém enzimas que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Os antioxidantes presentes neste fruto ajudam no controlo do envelhecimento prematuro, na prevenção de obstipação e na digestão.

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Alimentação saudável, rica em betacaroteno e antioxidantes, 3 a 4 frutas variadas por dia, muitos vegetais e saladas, e beber 2L de água por dia, são as principais medidas para ajudar a bronzear e proteger a pele dos danos causados pelo sol!

 

Cumprimentos de Verão

Liliana Janicas

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