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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (15)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Dietas e Planos Alimentares

 

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O termo dieta é um termo bastante utilizado, quer pelos profissionais de saúde quer pela população em geral. Geralmente, é quase sempre associado ao emagrecimento ou a algo mais restrito, mas pode não o ser, quando por exemplo fazemos uma dieta hipercalórica, para aumentar de peso ou massa muscular. Pessoalmente, gosto mais do termo plano alimentar personalizado, pois não causa o impacto psicológico associado à restrição.


É comum ouvir algumas pacientes dizer, que até andavam bem mas que quando começaram a pensar que iam fazer dieta para emagrecer, ou mais especificamente, quando começaram a pensar nos alimentos que não iam comer, passaram a sentir mais fome e uma vontade de “comer tudo”! Esta situação que parece sem sentido é muito comum e tem uma razão de existir!


“A mente é que manda”! E, é aqui que entra a nossa mente a funcionar! A ideia da lista dos alimentos proibidos ou não aconselhados, quando se trata de emagrecimento, muitas vezes não funciona. Ou, até pode funcionar na maneira inversa, isto é, aumentando o apetite por esses alimentos. É importante ter noção dos alimentos mais calóricos e menos saudáveis, porque realmente não devem fazer parte da nossa alimentação diária e devem ser evitados, principalmente quando se segue um plano específico. Mas, temos de pensar que não há alimentos proibidos, pois o proibido é o mais desejado maioritariamente.

 

O importante é pensar que somos livres, logo podemos comer de tudo, mas devemos fazer uma alimentação saudável e de acordo com o nosso objetivo! Quem já fez uma consulta de nutrição e tem um plano alimentar adequado a si, o melhor é tentar seguir esse plano e os resultados irão aparecer! Sempre de forma descontraída e com a mente focada no seu objetivo!


Portanto, somos livres mas devemos ser racionais e responsáveis pelas nossas escolhas e pelas nossas atitudes! E, não nos podemos esquecer que muitas vezes a ansiedade pela comida ou por determinados alimentos é causada por nós, pela maneira que olhamos e encaramos a comida!

 

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Para terminar, vou apenas relembrar que somos aquilo que comemos! Que devemos comer para viver e não viver para comer!!

 

Mas, como sabemos, comer é e deve ser sempre um prazer!

 

 

Cumprimentos nutritivos

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Liliana Janicas 

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