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A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

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Sugestão Saudável (1)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Alimentação Infantil 

Antes de começar para aqui a escrever, quero agradecer à Cátia, o convite que me fez, e espero poder contribuir para dinamizar e enriquecer o blogue A Rapariga na Aldeia. Vou escrever de um modo informal, partilhando convosco algumas informações que considero relevantes e algumas situações do meu dia a dia como nutricionista e mãe de dois lindos traquinas!!

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Para começar vou escrever um pouco sobre a alimentação infantil. Não nos podemos esquecer que as crianças de hoje são os adultos de amanhã e, como sabemos (apesar de às vezes nos esquecermos um pouco!!) a alimentação tem um papel crucial no nosso bem estar e na prevenção de inúmeras doenças. E, como nós já todos fomos crianças e muitos de nós têm filhos ou sobrinhos ou primos, sabemos que as crianças, de um modo geral, gostam muito de doces (chocolates, gomas, bolachas e bolinhos), refrigerantes, salgadinhos e snacks cheios de açúcar e/ou gordura (muitas vezes escondida!). Temos de ser nós a tentar “comandar as tropas”. Sim, eu sei que nem sempre é fácil, mas a verdade é que, é possível!! Portanto, o que eu sugiro, é que estes alimentos sejam permitidos em dias de festa e por exemplo ao fim de semana. Não adianta proibir, temos de dar o exemplo e temos de ter aqui algum “jogo de cintura” principalmente para aqueles traquinas mais gulosos (e eu também tenho um desses lá em casa, que agora na Páscoa até comeu dois ovinhos de chocolate com prata e tudo, quer dizer, no fim devolveu-me as pratas!!!). Também não devemos dar o chocolate ou guloseima como recompensa ou prémio, por exemplo se comerem tudo ou se se portarem bem, (e acho que a maior parte de nós já fez isto, incluindo eu!) pois as nossas crianças começam a associar a guloseima a um prémio – algo bom!! 

 

Então vamos lá, como diz o ditado é de pequenino que se torce o pepino, e por alguma razão quando iniciamos a diversificação alimentar damos preferência à sopa de legumes e à fruta! Geralmente as crianças gostam de sopa de legumes e de fruta (há excepções, eu sei), mas o ser humano é feito de hábitos e quando enraizamos um hábito é bem mais fácil de o manter. O ideal é comer sempre sopa de legumes ao almoço e ao jantar, salada e/ou legumes no prato e 2 a 4 frutas por dia. 

 

Devemos preferir o peixe à carne, evitar as carnes com maior teor de gordura e alimentos processados, como salsichas e enchidos. Temos de ter aqui também alguma imaginação, para variar o máximo que consigamos nas confecções e evitar os fritos e guisados (máximo 1 a 2/ semana). Podemos cozer, estufar, assar no forno, grelhar e saltear com azeite e alho (adicionar ervas aromáticas, como salsa e coentros, entre outras). Essencialmente, tornar o prato algo colorido e apetecível! 

Ao pequeno-almoço e ao lanche é preferível pão de mistura aos cereais infantis com muito açúcar. 

Devemos incentivar as nossas crianças a beberem água, quer nos intervalos, quer à refeição (em detrimento dos refrigerantes, incluindo néctares e ice tea, devido à quantidade de açúcar e conservantes!). Pontualmente podemos oferecer-lhe um sumo natural de fruta! 

Não esquecer que uma alimentação saudável contribui para termos crianças mais saudáveis logo, crianças mais felizes! E afinal, o que todos queremos?? SER FELIZES, não é?!!

 

Para terminar vou partilhar com vocês as fotos dos traquinas a jantarem salmão estufado com batata, curgete, cenoura e brócolos (e não é que eles adoram!!)

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