Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Ser mãe e explicadora!

study-1968077_960_720.jpg

 

Hoje os filhos fazem as últimas fichas de avaliação desta primeira ronda do terceiro período.

 

Ufa, que satisfação! 😁

 

Esta sensação de quinta-feira que parece sexta só percebe quem teve de ajudar os filhos a estudar nestes últimos dias. Quem não precisa de o fazer nem sabe a sorte que tem! É que uma mãe (eu) quando está a ser explicadora dos próprios filhos tem dificuldade em afastar-se do papel de mãe e não se passar dos carretos quando, a meio do estudo, ouve "mãe, a que horas é a festa de anos no sábado?", "vou à casa de banho, vou afiar o lápis, vou limpar o nariz", "sabes quantos piratas tenho na prateleira?", "o que vai ser o jantar?" 😡😡

 

Como não ficar possessa com esta concentração zero? Como evitar ralhetes? Como não poupá-los de sermões? Como não dar-lhes descascas? 

 

A explicadora afasta-se por uns segundos (vai à casa de banho sei lá!) e fica a mãe com toda a sua sabedoria, cheia de frases feitas a sublinhar a importância do estudo e eles, eles olham para a janela e dizem que estão a ver um melro e que está a ficar vento lá fora! 😡

 

E é assim sucessivamente! Se há dias em que descubro elevadas doses de paciência que efetivamente desconhecia serem minhas, outros tenho tanta vontade de ajudá-los a estudar como ser operada à apendicite! Esta semana não tem sido fácil a esse nível. Tenho andado que nem uma barata tonta a desdobrar-me entre o quarto dele e o dela, sendo que quando estou com um, o outro está somente a fazer presença no quarto com o livro aberto para disfarçar a maçada! 

 

Quero muito que ganhem autonomia e capacidade para estudarem sozinhos para eu deixar de fazer falta aos poucos ... para eu ir saindo de fininho! Mas parece-me que ainda temos um longo percurso a percorrer! 

 

Se alguma alma caridosa quiser partilhar formas de pôr os miúdos a estudar sozinhos, sou toda ouvidos! 😍

 

Detesto fazer comparações com o que aconteceu no século passado mas, caramba, a este nível, não dei ponta de trabalho à minha mãe que, possivelmente, nem sabia quando era dia de ficha de avaliação! 

 

 

Sigam o blogue no facebook AQUI e no instagram AQUI (@catiafilipasantos1) 

4 comentários

Comentar post

A Blogger

Sigam a Rapariga

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D