Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Provas de Aferição para que vos quero?

À partida para nada. Tenho pena pois os professores envolvidos devem estar a ter imenso trabalho mas, honestamente, não acho que venham a ser muito úteis, mas já lá vamos ...

 

Segundo o meu filho mais novo, de 8 anos, a escola já acabou. Entrou em modo férias a seguir à última ficha de avaliação. Mudou totalmente o chip no seu mini cérebro! Fechou para balanço! Tipo, em Setembro há mais!! É perfeitamente visível nos olhos dele um certo asco quando se refere ao livro de exercícios para as férias. Suponho que pense "mas quem é que se lembrou de juntar numa só frase as palavras "exercícios" e "férias", ó pouca sorte a das crianças!" 

 

Contudo e até ver, o rapaz é bom aluno, não um aluno brilhante de cem por cento a todas as disciplinas, mas um bom aluno, aplicado e obediente! A questão é que ele, e todos os meninos do 2º ano, têm provas de aferição. A esta altura do campeonato falta-lhes fazer Português e Matemática mas, como as considero altamente dispensáveis e desajustadas, o meu filho, no que depender de mim, não irá sofrer nenhum tipo de pressão para voltar a estudar a matéria toda desde o início do ano letivo. Nem pensar! Sou altamente contra esta invenção e como não está em causa transitar para o próximo ano, vou deixar o rapaz começar a gozar as férias de verão ... 

 

Preocupo-me imenso com o desempenho escolar dos meus filhos e de tudo faço para que não andem desmotivados na escola (o que nem sempre é fácil tendo em conta os atuais programas escolares) mas não me parece oportuno provas de aferição a crianças de 8 anos. Repito, 8 anos! Julgo que a avaliação feita ao longo do ano, que soma resultado das fichas de avaliação, comportamento, assiduidade, etc. etc. etc. é mais que suficiente para "aferir" os conhecimentos das crianças e dar-lhes as merecidas notas! Para quê complicar mais? Juro que não entendo! 

 

Já a minha filha Maria, tem 9 anos, vai mudar de ciclo e não tem esse tipo de avaliação. Estranho, estranhíssimo! 

   

Esta é somente a minha opinião que, por diversas vezes, tenho tido oportunidade de manifestar neste espaço. Sou contra o atual sistema de ensino e o pouco espaço de manobra que sobra aos miúdos depois das aulas e não consigo disfarçar! 

 

Posto isto, abaixo às provas de aferição no 2º ano! 

 

 

 Sigam o blogue no facebook AQUI e no instagram AQUI (@catiafilipasantos1)  

1 comentário

Comentar post

A Blogger

Sigam a Rapariga

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D