Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Pão-por-Deus na aldeia

Aqui pela aldeia ainda se mantém a tradição do Pão-por-Deus no dia 1 de Novembro. Para quem não sabe, no dia de Pão-por-Deus as crianças fazem um peditório de doces pelas ruas da aldeia e enchem os sacos, devidamente personalizados, de todo o tipo de guloseimas! Por cá a tradição ainda é o que era e o número de crianças a pedir Pão-por-Deus felizmente cresce a cada ano! 

 

Quando eu tinha a idade dos meus filhos, adorava o 1 de Novembro. Primeiro porque nesse dia era certo e sabido que tinha direito a estrear umas botas. Sim, safava-me com calçado de inverno, o mesmo não acontece hoje em dia (aiii, como é bom ser criança)! Depois porque ir com as colegas pelas ruas da aldeia e voltar para casa no final da manhã com os sacos cheios de doces era assim para lá de delirante. Ficávamos muito contentes e satisfeitas com tremoços, amendoins, broas, romãs e um beijo repenicado de uma tia-avó que não nos via há largos meses! Hoje quase de certeza que os meus filhos não sabem o que são tremoços 😂. São crianças do tempo dos ovos e barras kinder, mini bolachas oreo, mini chocolates kit kat etc, o que também é delicioso! 

 

Este ano e atendendo ao facto dos meus filhos terem nove e sete anos, perguntei-lhes se AINDA queriam ir ao Pão-por-Deus. Não me lembro com que idade deixei de ir por isso questionei-os. Responderam-me muito indignados e em coro "Claro que queremos ir! Somos crianças!". Perante tanta determinação, só me resta acompanhá-los a cumprir a tradição porque, por culpa de uma mãe sempre presente, precisam de algum apoio para atravessar estradas! 

 

Crianças e pais da aldeia, amanhã encontramo-nos por aí ... 👭👭👭👭👭.

Tragam os vossos meninos para a rua! 👭👭👭👭👭.

2 comentários

Comentar post

A Blogger

Sigam a Rapariga

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D