Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Entrevista a Pedro Henriques

A propósito do Euro2016 e sendo que amanhã joga Portugal, fui saber, junto de Pedro Henriques, a sua opinião sobre o que se está a passar por França. Foi árbitro da primeira liga de futebol profissional, dá aulas na faculdade, palestras e já nos habituou aos seus comentários sobre arbitragem na TVI24. Pedro Henriques considera-se um privilegiado por fazer verdadeiramente o que gosta, comunicar. 

DSC04641.JPG

 Pedro Henriques e eu, junto aos seus diplomas e medalhas. 

 

 

Sei que o Pedro é defensor do vídeo-árbitro. Deverá ser implementado o mais rápido possível no futebol português para...

Retirar três ou quatro casos graves de um jogo, como por exemplo, um golo marcado em fora de jogo! Sou um grande defensor das tecnologias ao serviço do futebol mas atenção, o vídeo-árbitro não apaga as duzentas ou trezentas decisões que um árbitro tem de tomar dentro de campo. Vem sim, reduzir os casos mais graves como disse e, dessa forma, está a melhorar o futebol. É isso que se pretende. 

 

Como define a arbitragem portuguesa?

Neste momento, a arbitragem portuguesa está bastante jovem pois, recentemente, houve uma restruturação de quadros. Esta remodelação fez com que se perdesse experiência e alguma qualidade. Árbitros que, por razões óbvias (limites de idade) se retiraram, como Duarte Gomes, Pedro Proença ou Olegário Benquerença, tinham experiência de vida e de arbitragem. Hoje os árbitros são cada vez mais jovens. Precisam de ganhar experiência na primeira divisão. Repare, nomes como, Lucílio Batista, Paulo Costa, Paulo Paraty, ainda hoje nos lembramos deles, pois estiveram todos, incluindo eu, mais de 10 anos de carreira na primeira divisão! 

 

A ausência de árbitros portugueses neste Europeu poderá estar relacionada com essa reestruturação? 

Sim. Achei muito bem esse refresh dos quadros mas, a minha única critica ao Conselho de Arbitragem é que esta transição não foi acautelada. Como disse, retiraram-se muitos árbitros, houve um corte brusco, o que fez com que se ressentisse a nível internacional. Pode ser que daqui a 4 anos tenhamos dois árbitros portugueses no Europeu, como Jorge Sousa e Artur Soares Dias. 

 

O que tem a dizer da arbitragem neste Europeu?

Estou surpreendido pela positiva. Nesta fase de grupos não tivemos quase nenhuma polémica. Talvez devido ao facto do alargamento ter trazido outras equipas para a competição e isso pode ter retirado tensão aos jogadores. Nota-se um jogo mais descontraído... Mas a partir de agora vai ser diferente! É para eliminar! 

 

Como vê este próximo adversário de Portugal, a Croácia?

Do ponto de vista técnico-táctico é muito forte. Acho que, de todos os que nos podiam calhar, este é o pior adversário. Para mim têm o melhor meio campo da Europa. Com Portugal a jogar o que se tem visto, não conseguimos passar. Com Portugal a jogar bem, temos todas as condições para ganhar. 

 

O árbitro que vai apitar amanhã Portugal-Croácia é o espanhol Carlos Velasco Carballo. O que conhece deste árbitro?

Acho que é um árbitro com muita experiência. Conhece muito bem os nossos jogadores. É um árbitro bastante conhecido em Espanha. O que eu não aprecio tanto nele é que não deixa jogar muito, não privilegia o contacto. Actua muito e não permite protestos. Em Espanha, tem uma média elevadíssima de cartões amarelos e também é conhecido por ser o rei dos cartões vermelhos! Mas é um árbitro habituado a jogos difíceis e a tensão. 

 

DSC04646.JPG

 

Para além de golos, o que falta à equipa portuguesa? Temos mais remates, mais posse de bola...

Falta-nos a finalização. Parece ser este um dos nossos problemas. Talvez um jogador com características de ponta de lança pudesse resolver este problema da finalização ... Vamos ver o que vai acontecer amanhã. Portugal faz melhores jogos com equipas que se aproximam do seu valor. 

 

Se pudesse, o que diria aos jogadores amanhã...

Para além da motivação, que eu acredito que já lhes tenha sido passada por Fernando Santos e por todo o staff. Aquelas coisas do comer a relva e dar tudo por tudo por estarem a representar a seleção nacional, para dignificarem Portugal... mas como eles já ouviram essas palavras. Eu diria "divirtam-se!". Muitas vezes, os jogadores estão tão focados em ser assertivos, positivos e no resultado final, que se esquecem de que estão a fazer o que lhes dá prazer. Não podem esquecer que nada se faz sem paixão! 

 

O Pedro apostaria em que jogadores?

Eu apostava por exemplo no meio campo do Sporting, em William, Adrian e João Mário. Ou então em Eliseu, Renato Sanches e André Gomes. São jogadores com rotina de jogo e isso acho que se devia manter nesta seleção. Na frente, manteria o Nani, Cristiano Ronaldo e Quaresma. Por outro lado, considero que falta irreverência na equipa, faltam jogadores que façam a diferença, por isso espanta-me o Rafa não estar a titular ou até mesmo o Adrien! 

 

Do que viu até agora neste Europeu, peço que destaque:

Melhor jogador português - Cristiano Ronaldo.

Jogador revelação ou maior surpresa - João Mário. Estou a gostar do que tenho visto deste jogador mas preciso de mais um jogo para perceber se há consenso. Ele é um jogador silencioso, que não dá nas vistas, mas sem ele a equipa ressente-se. 

Jogador que não está a surpreender - João Moutinho.

Nani está a ser ...  um bom concretizador/finalizador. 

 

Temos valor para chegar até 10 de Julho.

Eu acho que sim, aumentámos as hipóteses sendo que não vamos defrontar os ditos "tubarões". 

 

Equipas favoritas a vencer este Europeu 2016?

Eu, como português, tenho sempre esperança na nossa seleção. Depois, e não vou dizer nenhuma novidade, aquelas quatro equipas, Espanha, Itália, França e Alemanha, sendo que a França tem algum favoritismo pelo facto de jogar em casa. Mas o futebol tem aquela máxima "são onze contra onze e no final ganha a Alemanha". 

 

 

Obrigada Pedro pela sua disponibilidade. 

E Força Portugal! 

 

A Blogger

Sigam a Rapariga

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D